Doutorado em Ministério

O Doutorado em ministério não possuem equivalência no sistema de pós-graduação Stricto Sensu reconhecidos pela CAPES. Sendo assim, o título Magister Divinitatis é outorgado. Não é submetido à avaliação da CAPES e não possui credenciamento do MEC.

O Doutorado em Ministério tem como objetivo capacitar a liderança cristã, fortalecer a igreja e contribuir na promoção do evangelho no mundo. Este programa de doutorado vem dar oportunidades à liderança cristã para alcançar excelência pessoal e ministerial.

O programa organiza-se como processo de refinamento da formação e da ação pastoral no contexto ministerial da igreja no mundo. Durante o programa, os participantes refinam e desenvolvem as seguintes habilidades e práticas:

  • Reflexão Bíblica e Teológica
  • Consciência Pessoal de Liderança
  • Sabedoria Pastoral
  • Visão Missionária e Engajamento Cultural

Características do Programa

Aperfeiçoamento

Trata-se de um programa doutoral que compele líderes ao fortalecimento do ministério, ao impacto missional da igreja em ambientes desafiadores e à aprendizagem colaborativa, resultantes da reflexão sobre a prática ministerial.

Flexibilidade

Os participantes do programa encontram-se duas vezes ao ano, uma semana no primeiro semestre e outra no segundo semestre de cada ano acadêmico. Não há necessidade dos líderes de comunidades ausentarem-se por períodos longos. Os encontros são elaborados como contexto de aprendizagem colaborativa entre professores e alunos. Os participantes recebem orientação ao longo do programa, a fim de que os objetivos do curso sejam alcançados. Os professores são selecionados a partir da titulação, da experiência em determinado campo do saber e da atuação profissional e/ou ministerial com reputação nacional e internacional.

Excelência Ministerial

O programa doutoral conclui-se com a elaboração refinada de uma proposta e implementação de um Projeto de Tese centrada na igreja e no ministério do aluno. O Projeto de Tese é construído pelos componentes de aprendizagem estudados ao longo dos três anos de curso, e deve demonstrar competência em reflexão teológica, liderança eclesiástica, discernimento cultural e sabedoria pastoral.

Linhas de Estudo

  • Plantação de Igreja e Crescimento
  • Ensino, Discipulado e Formação Espiritual

Calendário Acadêmico

As aulas são intensivas e acontecem duas semanas de cada ano, de segunda à sexta-feira, uma vez por semestre, em Londrina-PR.

Durante o período sucessivo às aulas, os participantes desenvolverão atividades de leituras e pesquisas, sob a orientação de um professor-mentor.

Cada aluno fará parte de um grupo de estudo (cohort), com a finalidade de aprofundar discussões temáticas durante os três anos do programa.

Reconhecimento

O Programa de Doutorado em Ministério do Western Theological Seminary é reconhecido pelo governo norte americano, através da ATS – Association of Theological Schools.

Em breve - Inscrições